A Lã Merino

Merino é uma raça de carneiro originária do sul de Portugal. A raça é resultado de evolução dos espécimes merina que no inicio do século XX existia no sul de Portugal onde predominavam os animais de cor preta.

A produção de lã motivou cruzamentos com raças melhoradas como com o merino precoce (raça francesa desenvolvida a partir do Merino de Rambouillet). Atualmente a raça tem sua maior produção na Austrália e Nova Zelândia.

Pelas suas características térmicas, possuir excelente transportabilidade e suavidade e além de propriedades antimicrobianas a lã de merino está cada vez mais sendo requisitada na confecção de peças de vestuário, mantas, tapetes e muito mais.

A lã de merino é extremamente macia e brilhante tendo micragem (diâmetro da fibra) variando de 14 a 26 micras. Quanto mais baixa a micragem mais fina, e macia, será a lã. Uma micragem baixa também garante maior o seu brilho ao produto final.

Dentre as características diferenciadas do produto podem ser listadas abaixo:

Repelente à água

Não chega a ser totalmente impermeável, mas demora a ficar “ensopada” quando submetida à chuva. Ou seja, um tecido de lã de Merino evita que a água passe pelo tecido com facilidade. Mesmo sendo resistente à água permite a respiração.

Excelentes propriedades térmicas

A lã de merino é capaz de manter a temperatura corporal ideal de maneira constante. Quando usada em situações de frio ou calor, o índice de variação térmica no corpo se mantém estável.

Evita irritação da pele

As fibras da Lã de Merino, por serem mais finas que as outras lãs são mais suaves ao tato e, por isso, não causa desconforto nem irritações na pele. Mesmo em pessoas mais sensíveis, a sensação de “pinicar” muito menor do que quando se usa uma peça de lã comum.

Retarda a aparição de odores

A Lã de merino possui propriedades antimicrobianas naturais. Por conta da evaporação do suor eficiente é evitado que a peça de roupa absorva os sais e gordura eliminados pelo corpo. O acúmulo destes sais e gorduras em roupas são os principais responsáveis pelo odor ruim após o uso.

Absorve a umidade

A Lã de merino é capaz de absorver a umidade aproximadamente 30% de seu peso antes que o usuário comece a sentir-se encharcado. Por conta do tamanho de suas fibras suas fibras naturais a evaporação é facilitada. Em nível de comparação: outros tecidos a taxa é, em média, 4%.

Proteção UV

A Lã de merino está dotada de uma proteção natural aos raios solares Ultra Violeta. Assim como o pelo humano a lã de merino contém queratina, que é responsável pela proteção e resistência das fibras.

Repele a sujeira

A Lã de merino contém menos umidade que a lã convencional, o que diminue a eletricidade estática a qual atrai poeira e sujeira do meio ambiente.